Fórum Missangarte - O maior fórum de artesanato

*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro. Julho 25, 2014, 12:55:05

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Arraiolos - Como fazer?  (Lida 32392 vezes)
Artesão
Administrador
Mestre

Agradecimentos: 20

Art Lover

« em: Julho 27, 2008, 18:37:19 »

Para quem se quer iniciar nesta técnica  de Arraiolos ficam aqui uma boas dicas

Estão abaixo representados os processos básicos para a elaboração do Tapete de Arraiolos.

Indicações úteis:

-Ao iniciar o ponto este deve ser feito com um fio partido e nunca cortado, como se verifica nas figuras
-Ao encher os fundos a ordem do ponto deve ser alternada. Duas filas adjacentes devem ser bordadas em sentidos opostos.

Os visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aqui Os visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aqui Os visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aqui
Início - normal direito

Os visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aqui Os visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aqui Os visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aqui
Passagem obliqua para cima

Passagem obliqua para baixo

Passagem perpendicular para cima

Passagem perpendicular para baixo

Cantos

Canto acabado                Avesso do canto                  Remate

Prioridade dos Tapetes

Há uma ordem a ser seguida quando bordamos um tapete ou painel ou o que for em arraiolos. A ordem tradicional tem o objetivo de evitar que o tapete fique deformado ou perca a forma depois de pronto.

1 - Bordar a borda da borda do tapete

Os visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aqui

Primeiro passo: marcamos o centro da tela. A seguir, contamos os pontos e fazemos a bainha. Começamos a bordar o contorno da barra do tapete, girando o trabalho e não esquecendo de fazer os 4 pontos de canto corretamente.

2 - Bordamos o limite central da borda:

Os visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aqui

A seguir bordamos o limite central da barra do mesmo modo, ou seja, girando o trabalho e fazendo os pontos de canto.

3 - Contorno dos desenhos - Barra:

Começamos então a bordar os contornos do desenho na barra, sempre girando o trabalho.

4 - Cantos

Agora bordamos o contorno dos cantos da barra com atenção para não errar a direção do ponto no avesso e fazendo os pontos de canto que forem necessários.

5 - Contorno dos desenhos do campo

É a hora de bordarmos o campo do tapete. O ideal é bordar por partes, sempre de baixo para o centro. Viramos o trabalho e fazemos a outra metade, também de baixo até o centro. Observe que agora o tapete não gira. Ele vira.

6 - Matização: da barra

Terminada a fase do contorno começamos a "matizar" o tapete, ou seja, começamos a colorir os desenhos. Como trabalhamos na barra primeiro, há que se girar o tapete.

7 - Matização do campo:

Agora o tapete não gira. Trabalhamos com a cor que preferirmos, sempre de baixo para o centro.Uma vez completa uma metade, viramos o tapete e fazemos a outra parte.

8 - Fundo: da barra

Estamos quase no fim, mas ainda nem metade do trabalho foi bordado. É a hora de se fazer o fundo. Primeiro bordamos o fundo da barra do tapete, não esquecendo de fazer os pontos de canto. Como estamos trabalhando a barra, o tapete gira.

9 - Fundo: do campo

Nesta última etapa do bordado, só nos falta bordar o fundo do campo. Sempre de baixo até o centro, virando o tapete e recomeçando a outra metade.

E por fim, fazemos a franja e a costuramos ao tapete. Ou, se não quisermos a franja, é hora de fazer o arremate perfeito da bainha e já está!

Fonte: http://subblogdotapete.blogs.sapo.pt/
Registado
magsan
Novato
*

Agradecimentos: 1

meu blog : http://lembrancasemimos.blogspot.com

« Responder #1 em: Agosto 06, 2008, 20:50:07 »

que optimo esquema, para quem como eu já não faz arraiolos há uns tempos, serviu p recordar como se faz... Shocked
Registado
Artesão
Administrador
Mestre

Art Lover

« Responder #2 em: Agosto 07, 2008, 22:29:27 »

A mim deu vontade de tentar com uma coisa simples  laugh
Registado
Ziza
Aprendiz
**

Agradecimentos: 0

« Responder #3 em: Agosto 28, 2008, 12:04:16 »

Alguns problemas de trabalhar c o arraiolos p mim são: o tempo que se demora a fazer uma peça e o pó que a tela e a lã deitam. Mas gosto imenso de fazer arraiolos. Estou a fazer um tapete mas desenhado por mim. É só com figuras geometricas. Irá ficar mto giro!!!!! Não sei é quando  Grin
Abraço
Registado
Artesão
Administrador
Mestre

Art Lover

« Responder #4 em: Agosto 28, 2008, 21:09:01 »

mete imagens mete  Grin
 queremos ver como está a ficar
 e depois era giro meteres ele acabado nem que seja daqui a uns anos Grin
Registado
rebeca
Membro Junior

htt://rebecarte.blogspot.com

« Responder #5 em: Agosto 29, 2008, 09:53:28 »

sim também gostava de ver, quando era miuda tive uma prima que me ensinou a fazer arraiolos e como gosto de trabalhar com las, linhas... (ponto cruz, croche, malha...) adorei aprender e comecei varios tapetes, mas como eu so queria fazer coisas grandes nunca cheguei a acabar nenhum Embarrassed a meio ficava cansada daquele e começava outro Sad tolices, depois deixei de fazer e ja ha uns anos que nao pego nisso mas um dia destes vou voltar, talvez no inverno Grin
Registado

Paula Marcos
Novato
*

« Responder #6 em: Outubro 14, 2008, 22:55:58 »

Eu faço alguma coisa em Arraiolos, mas há um problema que preciste nos meus trabalhos....nos tapetes maiores a barra fica sempre "ondulada". O que estou a fazer de errado?Huh?
Se alguem me poder ajudar eu agradeço.
Registado
Mix de Cores
Mestre

« Responder #7 em: Outubro 14, 2008, 23:05:07 »

Eu de arraiolos não percebo patavina...  Wink
Registado

Mix de Cores
Noémia Martins e Ana Monteiro
http://mixdecores.blogspot.com
Paula Marcos
Novato
*

« Responder #8 em: Outubro 15, 2008, 11:44:07 »

Obrigada na mesma. Fico á espera que alguém que entenda mais do que eu , me possa dar uma dica
Registado
Darlindo
Novato
*

« Responder #9 em: Novembro 06, 2008, 21:21:31 »

Tenho pena de não puder ajudar a Paula Marcos, que pôs aqui uma duvida desde o dia 15 de Outubro e ainda ninguém lhe respondeu.
Eu tamém tenho uma duvida, espero ter um pouco mais de sorte do que ela!
É sobre o remate da tela nos tapetes sem franja. Como se faz? Nos tapetes tradicionais, a franja é cosida na tela, fazendo ao mesmo tempo, de remate, mas sem franja, o que se faz com o fim da tela quando termina o tapete? Alguém me ajuda? Obrigado.
Registado
SofiaArcoIris
Aprendiz
**

Agradecimentos: 2

« Responder #10 em: Novembro 13, 2008, 19:01:45 »

Resposta à Paula e à Darlindo
Após 20 anos a fazer arraiolos, deixei de fazer quando engravidei, por causa do pó que faz.
Quanto à tua dúvida, se bem me lembro, isso deverá acontecer por apertares muito o ponto ou por não começares pela barra.
No arraiolos, o certo é fazer-se, primeiro, a barra e só depois passarmos para o centro.
Espero ter ajudado, Paula.

Darlindo, será que a tua dúvida é neste tipo de trabalho?

Se for isto, como vês, é fácil: basta fazeres uma bainha para dentro e pronto. Está feito.

Beijocas
Sofia
« Última modificação: Novembro 13, 2008, 19:16:02 por SofiaArcoIris » Registado

Darlindo
Novato
*

« Responder #11 em: Novembro 14, 2008, 22:06:52 »

Cheesy
Muito obrigado!
Pela sua simpatia; pela sua amabilidade; pelo seu tempo.
 laugh
Registado
vera martins
Membro Junior

« Responder #12 em: Novembro 16, 2008, 19:18:01 »

adoro fazer araiolos - alivia o stress
Registado
Paula Marcos
Novato
*

« Responder #13 em: Janeiro 13, 2009, 14:46:43 »

obrigada pela dica sofia. no meu caso deve ser o ponto  apertado  Undecided
Registado
Punkysart
Membro Sénior

« Responder #14 em: Janeiro 18, 2009, 20:51:46 »

Que saudades de fazer arraiolos, aos anos que não faço Huh?
Mas achoq ue ainda me lembro como se faz, os cantos é que não me lembro muito bem, mas também qualquer coisa é só ir ver a dica lá de cima do Artesão.
Obrigada
Registado

Dohler
Novato
*

« Responder #15 em: Janeiro 27, 2009, 20:53:04 »

Olá a todos.
Eu sou nova neste fórum e estou a iniciar-me em tapetes de arraiolos. Comprei um DVD que ensina como fazer, mas estou com algumas dificuldades. Alguém conhece onde se possa aprender a fazer arraiolos na zona do Porto ou Vila Nova de Gaia?
Obrigada.
Registado
Nora
Novato
*

« Responder #16 em: Fevereiro 03, 2009, 19:50:02 »

Outra novata no forum... gostaria de saber se é aconselhável fazer arraiolos em talagarça em vez de juta. Estou aprendendo arraiolos por mim mesma com auxílio de sites da internet como este. Muito obrigada por qualquer dica.
Registado
aluap
Novato
*

« Responder #17 em: Fevereiro 06, 2009, 21:20:17 »

ola a todos os membros eu gostava que me ajudassem a desvendar os truques que e aplicado nos cantos dos tapetes de Arraiolos.
Quando os trabalhos tem barra e essa tem desenhos não sei como fazer o canto.
Podem explicar me  Huh?
Agradecia Cheesy
Obrigado
Registado
Dunamar
Novato
*

« Responder #18 em: Fevereiro 12, 2009, 10:56:01 »

Olá quanto a fazer os cantos em arraiolos não é muito fácil explicar-te como se faz. Mas se já conheceres a revista "Clássicos de Arraiolos" anda precisamente a sair um "curso de arraiolos". Revistas N.ºs 100, 101 e 102 muito explícitas por sinal. Tens também os DVDs da Rosários 4 e da Serranofil.

Já agora não sei se já alguém reparou mas penso que o ponto perpendicular para cima no 2.º passo não está correcto...
« Última modificação: Fevereiro 12, 2009, 11:01:33 por Dunamar » Registado
Nora
Novato
*

« Responder #19 em: Fevereiro 13, 2009, 14:21:04 »

aluarp, espero que este link ajude:
http://dicas-arraiolo.blogspot.com/2008/02/como-fazer-os-cantos-no-ponto-arraiolo.html
tambem estou tentando aprender  Wink
Registado
TIELA
Novato
*

« Responder #20 em: Agosto 27, 2009, 18:52:58 »

olá não consigo abrir os gráficos para visualizar os esquemas...alguem pode me ajudar????obrigada !!beijos
Registado
Alicesm
Membro Junior

« Responder #21 em: Março 31, 2010, 21:53:02 »

Deixo aqui mais dois sites interessantes para quem está a iniciar esta arte....

http://www.alusitana.com.pt/links/decim_pt.html
http://2.bp.blogspot.com/_SykHyU2xJ-U/R8bJfdV0FHI/AAAAAAAAArw/YpLBlQmoD3U/s1600-h/franja+com+tear.jpg
Registado

FAB
Novato
*

« Responder #22 em: Maio 23, 2010, 14:23:22 »

BOM DIA, EU NÃO SEI NADA SOBRE ESSE TIPO DE TAPETE E GOSTARIA MUITO DE APRENDER.
ALGUEM PODERIA ME ENSINAR.
MUITO OBRIGADA
FAB
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: