Fórum Missangarte - O maior fórum de artesanato

*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro. Maio 25, 2012, 02:56:26

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Massa FIMO Mega oportunidade desde 0,33€ com portes incluídos www.Leiloes.net   Massa FIMO Mega oportunidade desde 0,33€ com portes incluídos www.Leiloes.net
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pare de Reciclar e Comece a Conservar  (Lida 1471 vezes)
KatMunster
Administrador
Mestre

Agradecimentos: 41

Living Hard

« em: Novembro 07, 2009, 09:12:58 »

Bem este tópico não vem contra o quadro, de forma alguma ... é só uma alternativa que um grupo holandês está a fazer, que resolveu provocar as pessoas com o manifesto pelo conserto, o “Repair Manifesto”.

O que eles estão propondo?

1. Faça seus produtos durarem mais

Consertar significa a oportunidade de dar a um produto uma segunda vida. Consertar não é anticonsumo: é antidesperdício.

2. As coisas têm que ser projetadas para poderem ser consertadas

Designer de produtos: faça coisas consertáveis. Forneça informações claras sobre como consertar. Consumidor: compre coisas que você sabe que podem ser consertadas, ou descubra por que elas não existem. Seja crítico, faça perguntas.

3. Consertar não é substituir uma peça

Não estamos falando em jogar fora a parte que está quebrada, mas de realmente remendar criativamente.

4. O que não mata engorda

Toda vez que você conserta algo você acrescenta ao seu potencial, à sua história, à sua alma e à sua beleza inerente.

5. Consertar é um desafio criativo

Fazer reparos é bom para a imaginação e ensina a usar novas técnicas, ferramentas e materiais.

6. Conserto não sai de moda

Não se conserta para deixar os produtos na moda. Não há datas de validade para produtos que podem ser reparados.

7. Consertar é descobrir

Ao consertar você descobre coisas incríveis sobre como os objetos funcionam. Ou não funcionam.

8. Conserte – mesmo quando a crise acabar

Se você acha que este manifesto tem a ver com a recessão, esqueça. Não estamos falando de dinheiro, mas de mentalidade.

9. Coisas consertadas são únicas

Mesmo falsificações se tornam originais quando você as conserta.

10. Consertar é ser independente

Não seja um escravo da tecnologia – seja seu mestre.

11. Você pode consertar tudo, mesmo um saco plástico

Mas nós recomendamos arrumar uma sacola que dure mais. E, quando ela estragar, consertá-la.
Pare de reciclar! Comece a consertar!

Achei uma ideia diferente .. uns tão preocupados com a reciclagem .. e outros com a reutilização sem que passe pela reciclagem .. contraditório não? Wink
Registado

papgena
Membro Junior

Agradecimentos: 0

« Responder #1 em: Novembro 08, 2009, 09:53:26 »

Não acho que seja contraditório, acho mais complementar!!!
Ao concertar e reciclar, estamos a reduzir!!!
Eu cá em casa tento, sinceramente. Mas, infelizmente, no que toca a electrodomésticos (pequenos e grandes) não é nada fácil. Os fabricantes, agora parece que fazem as coisas para durar exatamente o tempo de garantia.
Lembro-me de um microondas que lhe deu o pifo cerca de 3 ou 4 dias depois de acabar a garantia! E claro que não havia peças e o melhor é comprar outro!!!
Quando mudei de casa, uma tia deu-me uma máquina de lavar a louça que já não usava e que já tinha mais de 20 anos e ainda funcionava lindamente. Um ano e meio depois avariou. Claro que não havia peças!!!
Enfim...
Registado

de FIO em FIO
Membro Sénior

de FIO em FIO by Sarita

« Responder #2 em: Novembro 10, 2009, 12:15:29 »

Primeiro reduzir e reutilizar e só depois reciclar...  Wink

É a chamada política dos 3 R's...
Registado

Gasosa
Membro Junior

« Responder #3 em: Novembro 10, 2009, 13:20:15 »

Pelo contrário Kat, reciclar deve ser a última opção para aquilo que realmente não pode ser reutilizado ou reduzido (lá está os 3 Rs).
Se pudermos reutilizar melhor, se não passa-se para a reciclagem  Grin
É sempre bom termos várias opções para reduzir o mais possível o desperdício e impacto ambiental  Wink
Registado

KatMunster
Administrador
Mestre

Living Hard

« Responder #4 em: Novembro 10, 2009, 15:01:58 »

A pergunta era mesmo para gerar a vossa opinação Grin
Registado

Gasosa
Membro Junior

« Responder #5 em: Novembro 12, 2009, 16:12:32 »

Encontraste a pessoa certa, adoro debates  Grin
Registado

Sportinguista02
Novato
*

« Responder #6 em: Novembro 17, 2009, 22:16:15 »

Pois, consertar coisas é o que eu mais gosto de fazer, muito mais do que criar.
Porque criar implicar algo que não existe e que tem de passar a existir, enquanto consertar basta ver o que está mal e arranjar uma solução para que dure mais.

Num só dia arranjei duas coisas a uma colega minha que a estavam a irritar quase ao ponto de as deitar fora. Ainda agora evitei que uns phones fossem para o lixo, chapéus de chuva já salvei vários entre muitas outras coisas.

Às vezes é preciso muito mais imaginação para reparar algo do que para fazer qualquer coisa ou reciclar, mas sabe tão bem poder voltar a utilizar o que quer que seja, porque muitas coisas têm um valor sentimental gigante (e por mim falo) e é realmente uma pena sequer reciclar e transformá-las noutra coisa qualquer.

O meu futuro está em arranjar coisas Grin
Registado
KatMunster
Administrador
Mestre

Living Hard

« Responder #7 em: Novembro 17, 2009, 22:23:57 »

boaaaaaaaaaaa Grin
Registado

marina-arts
Membro Junior

Agradecimentos: 8

Sou Feliz Por Isso Estou Aqui...

« Responder #8 em: Novembro 30, 2009, 00:17:41 »

Queridas a restauração e os consertos fazem parte da existencia dos primeiros habitantes da terra, a reciclagem surgiu pela forma indiscriminada de industrias preocupadas em vender e ganhar muito, sem se preocupar com o planeta, pois se só ficarmos nas reformas e jogarmos, pilhas , pontas de cigarros, sacos plasticos,detergentes que vão para os rios,embalagens plasticas, e caixas vazias no meio ambiente sem dizer de outras coisas piores como os gazes, queimadas, etc.Eu faço reciclagem de tudo que possa ser reaproveitado, inclusive do que na natureza passa desapercebido a muitos ,a mim traz satisfação e dinheiro, pois recolho da natureza galhos, folhas, flores, pedras, terra colorida, etc e transformo em arte.vejamOs visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aquiOs visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aquiOs visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aquiContinuem a reformar e restaurar mas nunca deixem de reciclar pois seus filhos é que vão precisar respirar e ter um meio ambiente favorável para terem saude, obrigada, bjs.Aí estão trabalhos de reciclagem em flores de conchas,anjos de cones de linha e serragem,kit de bebe feito em jornal.Se vc reciclou materiais deixou de comprar produtos para fazer uma arte,pois hj se faz arte com produtos industrializados, como tintas, tecidos, feltros, eva, guardanapos, quando a natureza nos dá muito para fazermos nossa artes decorativas,bj
« Última modificação: Novembro 30, 2009, 00:30:42 por marina-arts » Registado
papgena
Membro Junior

« Responder #9 em: Novembro 30, 2009, 07:44:13 »

marina, os teus trabalhos são um encanto!
Registado

KatMunster
Administrador
Mestre

Living Hard

« Responder #10 em: Novembro 30, 2009, 08:12:49 »

boa boaaa .. a questão que coloquei no final do meu 1º post foi só mm pa gerar .. conversa :)
acho que falarmos sobre as coisas nos faz chegar mais além  Wink
Registado

marina-arts
Membro Junior

Agradecimentos: 8

Sou Feliz Por Isso Estou Aqui...

« Responder #11 em: Novembro 30, 2009, 23:49:15 »

Obrigada Papgena, fico feliz que gostas, pois são reciclados , é o luxo do lixo,bjs

http://marina-arts.blogspot.com

faça-me uma visita.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: