Fórum Missangarte - O maior fórum de artesanato

*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro. Maio 24, 2012, 21:39:40

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Massa FIMO Mega oportunidade desde 0,33€ com portes incluídos www.Leiloes.net   Massa FIMO Mega oportunidade desde 0,33€ com portes incluídos www.Leiloes.net
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bordado Richelieu , ajuda por favor/ Atualizado em 28-01-2010  (Lida 4305 vezes)
Susana Carla
Membro Junior

Agradecimentos: 7

Eu faço arte nas montanhas

« em: Junho 10, 2009, 19:23:31 »

Olá meninas !

Gostaria de saber se tem alguém aqui que possa me dá algumas dicas de bordado rechelieu. Como fazer  um avesso perfeito , por exemplo.
Também desejo muito que alguém indicasse um sitio de gráficos  para bordados rechelieu.
Estou aprendendo essa técnica de bordado do qual eu sou apaixonada. Ah , se vocês tiverem receitas antigas, por favor me enviem.
Ficaria muito grata.

Beijocas

Carla

Os visitantes não têm permissão para ver imagens, por favor registe-se ou Entre aqui

BangHead Depois de quebrar  a cabeça e de muito erros e acertos, finalmente consegui!!!
« Última modificação: Janeiro 28, 2010, 16:21:39 por Susana Carla » Registado

Ideas-Place
Moderador Global
Membro Junior

Agradecimentos: 5

• Distinções de Mérito
    Patrocinador em eventos

« Responder #1 em: Dezembro 03, 2009, 12:40:59 »

Ola

Eu também já tentei bordar essa tecnica mas não correu muito bem...tenho gráficos muito antigos e acho que tenho alguns digitalizados...vou ver se encontro e coloca aqui para as meninas que quiserem ver...
    Registado

KatMunster
    Administrador
    Mestre

Agradecimentos: 41

Living Hard

« Responder #2 em: Dezembro 03, 2009, 12:46:22 »

eu não bordo nem faço a minima ...
    mas fiz uma breve pesquisa e achei isto interessante

Um avesso realmente perfeito deve ser feito com o uso da técnica de ponto cruz sem avesso - sem avesso por que faz o X dos dois lados, sendo contornado com ponto Medici. Sabe-se que é literalmente impossível bordar um esquema complexo com este tipo de ponto. O avesso só é importante quando vai ficar aparente - todo o resto merece ter um "avesso limpo".

"Avesso perfeito" depende muito do tipo de esquema que está sendo bordado, pois alguns esquemas tornam impossível este tipo de avesso. Depende do raciocínio lógico, é preciso saber achar o "caminho" para bordar. Exige a mais rigorosa disciplina no tocante ao direito, pois o grande problema é a perda da regularidade dos pontos e a execução de pontos com sentido diferente.

O bordado foi executado para ser visto pelo direito. Toda e qualquer técnica de melhoria de avesso só deve ser aplicada considerando o direito do trabalho como prioritário. Não merece qualquer consideração um trabalho que apresenta um avesso perfeito e um direito cheio de problemas - não há o que apreciar, uma vez que o trabalho foi feito para ser visto pelo direito e não pelo avesso.

A "neurose" com o avesso prejudica o trabalho e raramente deixa de indicar problemas com o direito. A correção dos problemas na execução do trabalho, considerando o direito é fundamental e costuma acabar rapidamente com a "neurose". Uma boa bordadeira é facilmente reconhecível, ela nunca é "neurótica" com o avesso, pois sabe que o direito perfeito leva ao melhor avesso possível, dadas as características do esquema que está bordando. E nunca, mas nunca mesmo, prejudica o direito do trabalho para melhorar o avesso quando isto não for importante.

De todo modo, para quem insiste no famoso "Avesso Perfeito" deve, pelo menos, observar as regras seguintes:
    1 - O direito tem que estar perfeito O direito perfeito é aquele que apresenta a máxima regularidade e uniformidade nos pontos; a tensão é igual e todos os pontos cruzam para o mesmo lado. Os fios se apresentam bem espalhados pelo tecido, cobrindo o tecido sem fazer volume e não mostram sinais de estarem torcidos.

2 - A agulha entra e sai do tecido apenas verticalmente Não importa se agulha entra em cima e sai embaixo ou se entra embaixo e sai em cima. Isto leva à necessidade de usar a técnica da inversão - fazer o ponto de cobertura antes do ponto base e no momento de finalizar o ponto, passar por baixo.

3 - Muda o conceito de trabalho em carreiras Não se procura a carreira ideal para começar e nem mesmo existe preocupação de completar os pontos - o que se procura é o "caminho", o melhor modo de executar uma porção do bordado que seja próxima e da mesma cor. Trata-se de um processo de raciocínio, de leitura do esquema, através do qual vai ser projetado o "caminho" a ser feito.
    Registado

Susana Carla
    Membro Junior

Agradecimentos: 7

Eu faço arte nas montanhas

« Responder #3 em: Dezembro 03, 2009, 23:14:44 »

Olá Katmunster e Ideas

Gostaria de agradecer pela contribuição de vocês .
    Eu sou muito perfeccionista  com os meus trabalhos Grin, tenho a "neura" de que os mesmos tem que ser perfeitos em seus mínimos detalhes.
    Minha mãe sabe esse técnica , porém à máquina . Richelieu feito à máquina não gosto muito e não levo muito jeito para menuseá-la . Acho que essa técnica feita à mão é bem mais bonita  Wink
    Estou fazendo um pequeno naperon , assim que estiver finalizado postarei aqui para saber a opiniao de vocês .
    Katmunster  muito obrigada pelas dicas  Kiss
    Ideas ,será que você poderia me enviar alguns gráficos ? Ficaria muito grata !
    Meu endereço de e-mail é :  susanguadanini@hotmail.com

Beijos
    Registado

KatMunster
    Administrador
    Mestre

Agradecimentos: 41

Living Hard

« Responder #4 em: Dezembro 04, 2009, 08:57:53 »

de nadaaaaa Grin
    e já agora bons trabalhinhos Grin
    Registado