Já vi que anda por aqui a aparecer umas coisas sobre este grande poeta, e queria vos dár a conhecer o seu trabalho e um pouco sobre ele.
Uma grande pessoa e com um grande valor para mim, sempre disposto a ajudar quem precisa e o meu melhor amigo, foi aquela pessoa que me viu nascer e me acompanhou a vida toda, partilhei grandes momentos com ele, inesqueciveis aventuras, uma pessoa lutadora e com muita vontade de viver, a sua liberdade é uma musa de inspiração que não se prende em fronteiras, o seu amor é um rio que não seca nunca e desagua em todos os seres, uma energia de mil homens que contagia todos por onde passa, um sorriso maravilhoso e inesquecivel, um saber que não esgota nunca. E podia ficar aqui a noite toda a descrever este ser maravilho, e sem a ajuda dele jamais seria quem sou. Obrigado pai.
Perfil por Teresa AlvesAutor de NAS ASAS DO SONHO E ABRE-TE AO MUNDO, livros de poesia, publicados em 2000 e 2005.
Co-autor do livro/colectãnea, INÊS#PEDRO#PAIXÃO#AMOR, integrado nos 650 anos da morte de Inês de Castro, onde para além de mim participam mais oito escritores nacionais.
Formado em Medicina natural, com especialização em Osteopatia, pela Escola Superior de Biologia e saúde.
Apresentador de espectáculos, livros e outros eventos culturais
Segundo alguns, um dos melhores declamadores de poesia da actualidade.
O autor tem vários nomes. Policarpo Nóbrega. Poly para os amigos que o chamam mais amiúde. Poeta para os que são surpreendidos nos lugares mais insólitos pela força de um ou outro poema gritado por entre a noite da cidade. Poly é um lutador, um guerreiro, que trilha o seu caminho sem medos que o detenham. Já teve medo. Já chorou. Já sentiu que o mundo desabava no seu peito. No entanto, nunca se rendeu. Esperneou. Guerreou. Empreendeu. Teimou em seguir viagem e teimou em ser feliz. Descobriu a alegria de sonhar e de acreditar nesses sonhos. Lançou-se num vôo inebriado pelo amor que transborda da sua alma. Hoje é um fruto da sua própria paixão pela vida e pelos outros.
Fonte:
http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=24902António Paiva DisseFunchal, 17 de Novembro, apresentação do livro Navegando nas Palavras, na Fnac Madeira.
Mais uma tarde magnífica, Policarpo Nóbrega, um amigo e poeta da Região, aceitou apresentar o meu livro. Eu nem por sombras imaginava o que ele tinha preparado.
Convidou uma jovem para o acompanharem na apresentação:
Na leitura: Raquel Marques
A fadista Alexandra Sousa, uma voz magnífica que cantou e encantou.
Acompanhada à guitarra pelo jovem talentoso guitarrista Pedro Marques (fixem este nome, acabou de lançar o seu primeiro CD no dia 24 de Novembro, no Auditório da RDP Madeira, estou certo que muito se vai ouvir falar deste jovem)
Na viola Rui Marques, magnifico executante.
O Policarpo Nóbrega, declama poesia como muito poucos, só quem o conhece sabe o que eu quero dizer com isto, esteve pura e simplesmente igual a si próprio. Soberbo!
A jovem Raquel Marques não se deixou intimidar e esteve à altura com uma leitura irrepreensível.
Ambos foram suportados pela música de fundo da guitarra e da viola
Esteve presente no evento e usou da palavra, o escritor brasileiro Edison Almeida, Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.
Contei com um enorme grupo de pessoas amigas que me acompanharam, outros escritores da região estiveram também presentes. Houve também muita gente que vi pela primeira vez.
Foi Fantástico! Obrigado pelo teu empenho Policarpo Nóbrega.
Um grande abraço de gratidão a todos!
Fonte:
http://www.ziki.com/en/antoniopaiva/archives/5468866-apresentacao-do-livro-navegando-nas-palavras-na-fnac-madeira?feed_type=10JornaldamadeiraTambém na área da literatura, o poeta Policarpo Nóbrega dá a conhecer os seus mais recentes livros, “Abre-te ao Mundo” e “Nas Asas do Sonho”, duas obras que, segundo o autor, se regem pelos mesmos princípios, nomeadamente o Amor, a Esperança e o Sonho. Uma iniciativa que decorre no próximo sábado, pelas 18 horas.
Fonte:
http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=13&id=87368&sdata=2008-01-17Um poema declamado por um pessoa desconhecida e colocado no YouTube
[youtube]http://www.youtube.com/v/YOmCmZAKi6M&hl=pt-br[/youtube]
Fonte :
http://br.youtube.com/watch?v=YOmCmZAKi6M(Bem isto declamado por outra pessoa soa mal)
Fica aqui a letra do poema original. Que é um dos meus favoritos.
PÁRA UM POUCO PARA PENSARPára um pouco para pensar
Imagina-te como uma criança
Sã inocente e sonhadora
Fecha os olhos
E vê como o mundo é belo
Apesar de suas crueldades
Age como essa criança
Que ignorando
Problemas ou dificuldades
Ultrapassando obstáculos
Tudo faz para vencer
Que sem medos