Fórum Missangarte - O maior fórum de artesanato

*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro. Fevereiro 09, 2012, 10:10:44

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Massa FIMO Mega oportunidade desde 0,33€ com portes incluídos www.Leiloes.net   Massa FIMO Mega oportunidade desde 0,33€ com portes incluídos www.Leiloes.net
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: História da joalharia - Adornos  (Lida 4586 vezes)
Missangarte
Administrador
Mestre

Agradecimentos: 7

« em: Fevereiro 28, 2008, 19:05:46 »

Uma peça de adorno é muito mais do que algo que embeleza a pessoa que o usa. Para quem conhece a história da joalharia, um adorno tem um significado especial. Claro que actualmente o uso de jóias e de peças de bijuteria está generalizado. Qualquer senhora tem peças que usa, mais ou menos frequentemente, de acordo com o seu gosto pessoal e possibilidades financeiras.
    Desde há muitos séculos que os adornos são utilizados. É possível encontrar adornos criados há cerca de 40 000 anos atrás. Nesta altura eram peças feitas por materiais tais como dentes de animais, ossos e pedras, unidas rudemente por fios. Só mais tarde, há cerca de 7000 anos atrás é que surgiram as primeiras peças em cobre.
    Claro que se poderia fazer uma enorme descrição de todos os povos e tipos de joalharia utilizados por estes. No entanto gostaria apenas de mencionar que as peças utilizadas, como colares, anéis, brincos, pulseiras e peças para prender o vestuário, não eram apenas adornos. Na maioria das vezes eram utilizados como talismãs protectores ou peças que davam ao seu utilizador “poderes especiais” e que apenas podiam ser utilizadas por determinadas pessoas. Também eram um símbolo da classe social e por isso limitadas a essas pessoas. Ainda hoje se pode encontrar a utilização de determinado talismã nas crianças para as proteger ou o uso de um amuleto para ter sorte no dinheiro e um “empurrãozinho” nos amores. Mesmo apesar de este uso estar quase esquecido, porque como diz muita gente “eu não acredito nessas coisas”, a verdade é que ainda andam à solta nos pescoços e pulsos de muitas pessoas, trevos de quatro folhas, estrelas, corações, ou uma pedra que protege contra algo.
    Os materiais utilizados foram variando de acordo com a disponibilidade dos materiais e também com a evolução de técnicas para fabricar estas peças. São utilizados uma grande variedade de metais, tais como o ouro, prata, cobre e outros menos nobres. E não nos podemos esquecer das pérolas e pedras preciosas e semi-preciosas.
    O vidro colorido começou a ser utilizado pelos Egípcios, visto que na sua simbologia religiosa havia cores que eram utilizadas que não se podia encontrar nas pedras preciosas que eles tinham disponíveis. Muita da joalharia tinha elementos religiosos.
    Este uso manteve-se ao longo dos tempos. Era utilizada principalmente por elementos de classes sociais e económicas elevadas e era uma forma de mostrar o nível social assim como forma de adorno para as mulheres de classes sociais elevadas. No entanto a história veio generalizar o uso de peças de adorno. Com a Revolução Industrial surgiu uma nova classe. Apesar de todas as dificuldades e contratempos que surgiram nesta época, também surgiu uma nova classe social intermédia que tinha possibilidades financeiras de adquirir peças que antes estavam apenas destinadas às famílias mais abastadas e reconhecidas da sociedade. Esta classe de novos-ricos faz aumentar a exigência no mercado por estas peças, surgindo também verdadeiros artistas e novas tendências. Começou aqui a busca por novos materiais, mais baratos, de forma a aumentar as vendas nesta área. Aparecem novos desenhos, mantendo-se no entanto a tradição com o fabrico de peças com metais e pedras preciosas, como distintas das “peças menos nobres”. Começam a ser criadas peças com desenhos intrincados e linhas sinuosas, características do estilo Art Noveau. No período pós Primeira Grande Guerra, este estilo foi substituído por um estilo mais sóbrio, havendo a introdução de novos materiais e técnicas. Mas apesar de já se começar a ver uma grande variedade de desenhos e materiais, só se pode considerar que entramos na joalharia moderna após a Segunda Grande Guerra. Aqui, com novos materiais e novas técnicas, surgem os mais variados desenhos e cores e a joalharia passa a ser verdadeiramente uma arte.
« Última modificação: Fevereiro 29, 2008, 06:18:19 por Missangarte » Registado
sand
Novato
*

Agradecimentos: 0

« Responder #1 em: Março 04, 2008, 19:31:46 »

Sinceramente, não aprecio peças de ouro (dourado).
Não sei bem explicar, mas já desde pequenina que nunca liguei muito ao ouro. Prefiro a prata.
Digo que o ouro não me seduz, não me luz aos olhos lol
São opiniões, sei que há pessoas fanáticas pelo ouro, que adoram usar e abusar.
Mas até gosto da cor dourada em roupa, sapatos ou relógios. Agora ouro...não...
Ouro branco gosto, até me esqueço que existe ouro branco...
Registado
Artesão
Administrador
Mestre

Agradecimentos: 20

Art Lover

« Responder #2 em: Março 04, 2008, 20:53:00 »

Pois é verdade que o ouro tem caido um pouco aos olhos dos compradores, devido ao alto custo e poderem escolher as bijuteras a um preço mais acessível, com muitas cores e diversidade de matérias.
Mas támbem é verdade que cada vez mais surgem peças em ouro de um encanto fenomenal, e os seus criadores dedicam a cada peça o seu tempo, e deixam o seu toque de magia.
Registado
Carina87
Novato
*

Agradecimentos: 0

« Responder #3 em: Maio 23, 2008, 00:57:22 »

Por acaso sou uma pessoa que até gosta de ouro e prata. Também é verdade que a cor prateada me fascina mais, mas desde que descobri o ouro branco não quero outra coisa... Mas infelizmente as peças não são muitas, pois na fase em que nos encontramos não dá para nos adornarmos muito...
Registado
miss_anga
Novato
*

Agradecimentos: 1

« Responder #4 em: Maio 18, 2010, 09:17:47 »

Eu também gosto imenso de jóias. Sempre tive mais tendência para prata e ouro branco (a primeira jóia que comprei para mim foi um anel de prata que ainda tenho). O ouro amarelo não me seduz mas por incrível que pareça, quando foi para escolher as alianças de casamento, ao contrário de todas as expectativas - até das minhas - resolvi comprar em ouro amarelo...e não me arrependo em nada  Cheesy Mas penso que será a única excepção, a não ser que numa jóia o dourado não se note muito...bem, de todas as maneiras, como já foi dito, está um bocado mau para comprar peças de ouro...melhor está mesmo é para vendê-las!

Nem de propósito, encontrei há dias uma empresa que compra jóias usadas, mesmo que estejam estragadas. Deixo aqui o link, para o caso de alguém ter curiosidade. http://www.ouropostal.com
« Última modificação: Junho 28, 2010, 10:00:52 por miss_anga » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: